O presidente americano acredita que as imagens, fortes demais, poderiam incitar à violência e serem usadas como ferramentas de propaganda pelos terroristas. As Forças Armadas americanas não querem que ninguém saiba quem matou Osama bin Laden.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4): Barack Obama determinou que as fotos de Osama bin Laden morto não serão divulgadas.
Segundo o porta-voz da Casa Branca, o presidente americano acredita que as imagens, fortes demais, poderiam incitar à violência e serem usadas como ferramentas de propaganda pelos terroristas.
Além disso, Obama disse que viu as fotos e que tem certeza de que o homem morto era mesmo Bin Laden.
Com o terrorista, a Casa Branca informou que foram encontrados um papel com dois números de telefone e ainda 500 euros. Tudo costurado à roupa dele.
A suspeita é de que Bin Laden estivesse preparado para uma nova fuga. Aproximadamente uma hora depois que os soldados americanos deixaram a casa - carregando o corpo de Osama bin Laden, a polícia do Paquistão chegou ao local.
Um dos oficiais tirou fotos dos corpos de três aliados de Osama, que também foram mortos, e também parte do helicóptero que caiu durante operação. As fotos foram vendidas para a agência de notícias Reuters.
Uma imagem mostra parte do helicóptero americano caído no quintal da casa. Outra foto mostra destroços do aparelho depois que os próprios integrantes da força que matou Bin Laden destruíram o que sobrou do helicóptero.
E, por fim, um dos mortos encontrados no chão da casa. Em nenhuma das imagens aparecem armas.
Além do corpo do terrorista, os soldados levaram computadores e documentos que serão amplamente investigados.
O militar que atirou no líder da Al-Qaeda será condecorado pelo presidente americano em uma solenidade secreta. Apenas os companheiros de missão estarão presentes. As Forças Armadas americanas não querem que ninguém saiba quem matou Osama Bin Laden.
Líder da Al-Qaeda foi eliminado em operação conjunta dos EUA e Paquistão.
Ele estava em um esconderijo nos arredores de Islamabad.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército americano em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.
Neste domingo (1º), um pequeno grupo de soldados americanos conseguiu matá-lo em um esconderijo nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão.
Houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Funcionários disseram que Osama morreu com um tiro na cabeça, mas não havia informação oficial. Canais de TV do Paquistão mostraram imagens do que seria o cadáver desfigurado do terrorista.
“Foi feita justiça”, disse Obama. “Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”
Segundo o presidente, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo disseram à agência Reuters que o corpo será tratado de acordo com as tradições islâmicas.
De acordo com a Reuters e a CNN, o local do ataque foi a cidade de Abbotabad, a cerca de 50 quilômetros de Islamabad.
Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teria durado 40 minutos.
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. A mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano. Ainda não havia confirmação oficial.
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos cercavam a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
A morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também havia sido anunciada pela agência de notícias Reuters.
Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
O terrorista também é conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Veja o Pronunciamento de Barack Obama (Destaque para a gafe da produção do Globo News no Inicio do Video)
Confira foto do suposto rosto de Bin Laden morto
Dois canais paquistaneses exibiram imagens do que seria o rosto ensanguentado de Osama bin Laden. “A imagem do corpo morto de Osama bin Laden foi divulgada. Ainda não há confirmação”, afirmou o locutor da maior rede paquistanesa, a Geo.
Outros canais também mostraram a imagens de um rosto com barba sem traços de fios brancos ou grisalhos vistos na maioria dos vídeos de Bin Laden quando ele estava vivo.
O rosto possui muitas marcas de sangue na testa e na têmpora esquerda. O olho direito está fechado, e o esquerdo está entreaberto. Sua boca também está ligeiramente aberta com os dentes à mostra.
Claro que uma imagem "ridicula" dessas não passa de uma montagem e muito mal feita confira nesta outro imagem abaixo e tira suas dúvidas.
tirem suas conclusões, tenho lá minhas dúvidas.