Mas o que é Feed RSS Mesmo Grilo?

Espero que você que está lendo perceba o quanto é fácil entender o que são feeds RSS, vou tentar explicar a melhor forma possível. E não desista no meio do tutorial!

Você já deve ter visto muito um selo laranja e o mais famoso icone , não foi?
ou esse e esse  e mais esse .

Este são indicadores que o Feed RSS está presente no site ou blog.


-Sim, mas ainda não entendi que diabos é isso!

-Calma, devagar se não você não entende.



Com tantos sites e blogs que visitamos todos os dias, torna-se difícil estar atualizados nas últimas novidades e artigos de cada um deles.

Não seria melhor termos todos os novos artigos que são publicados nos sites que costumamos visitar, entregues diretamente, sem que fôssemos obrigados a visitar todos?

É isso que faz o RSS.

O arquivo RSS é escrito automaticamente pelo site e é atualizado sempre que é publicado um novo artigo. Com o arquivo RSS é possível saber se os conteúdos foram atualizados e quais os novos conteúdos que foram adicionados, tudo isto sem necessidade de visitar o site ou o blog, não é incrivel!?
Então avantagem de ler notícias através de RSS é que você pode em um único leitor concentrar notícias de centenas de sites diferentes e receber essas atualizações diariamente, selecionando suas fontes de notícias você pode se manter bem informado e otimizar o seu tempo, isso quer dizer que você não precisa correr atrás de noticias elas vão até você e é tudo automático e ficar de vez por todas ficar atualizado sempre.


-Entedi! mas a pergunta que não quer calar, como posso ler os Feeds RSS?

-Entendeu mesmo? Ufa! o mais dificil já passou, e ler eles é mais simples ainda porque temos muitas formas de proceder.


Tentarei listar algumas formas mais conhecidas e faceis.
  • Google Reader : Este é o que uso pois já é agregado a minha conta Google e outro agregador RSS on-line o que significa que não é necessário instalar programas em seu computador e também estará acessível de qualquer computador ligado à web.
  • Bloglines: O Bloglines também é online e é muito usado.
  • Netvibes: um ótimo leitor on-line, com visual renovado e estilo web 2.0.
  • Firefox: O Firefox é talvez o mais fácil de usar. É só clicar no ícone laranja na barra de endereços que o feed RSS já está assinado. Os sites que você cadastrou ficam na barra de favoritos do navegador e estão acessíveis a um clique do mouse.
  • Internet Explorer 7: É similar ao Firefox, ou seja, o ícone estará visível e fácil de usar.
  • Google Crome: Ele é um pouco diferente pois precisa fazer download de uma extenção para ler. Download da extenção Com esta Extenção você escolherá para onde enviará o Feed.
  • O Opera é o Safari também fornece tal serviço.
  • Alguns Celulares tambem fornece o serviço.
  • Feedburner: Particularmente o Feed Burner não é um leitor de Feed RSS, mas sim um sistema usado por sites e blogs para redirecionar e fornecer o seu feed para o sistema que você irá utilizar, tais eles como Google Reader, Netvibes, Bloglines, Yahoo!, Pageflakes, Newsgator e vários outros leitores. mas porque listei ele aqui? Simplismente porque como disse anteriormente ele é a forma mais usada pelos blogueiros e web masters para fornecer os seus feeds.
  • Orkut, Facebook e Twitter também fornece alternativas deste serviço.
Claro que não são só essas! mas você agora já está bem encaminhado no assunto.
Agora que você ja entendeu e já tem cadastro e a forma que que vai ler o Feed.
Assine Nosso Feed RSS

http://feeds.feedburner.com/Jornal_O_Grilo
Clique no Link ou copie e cole ele no seu leitor

Muito obrigado pelos que chegaram até aqui! Cri Cri...