O presidente americano acredita que as imagens, fortes demais, poderiam incitar à violência e serem usadas como ferramentas de propaganda pelos terroristas. As Forças Armadas americanas não querem que ninguém saiba quem matou Osama bin Laden.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4): Barack Obama determinou que as fotos de Osama bin Laden morto não serão divulgadas.
Segundo o porta-voz da Casa Branca, o presidente americano acredita que as imagens, fortes demais, poderiam incitar à violência e serem usadas como ferramentas de propaganda pelos terroristas.
Além disso, Obama disse que viu as fotos e que tem certeza de que o homem morto era mesmo Bin Laden.
Com o terrorista, a Casa Branca informou que foram encontrados um papel com dois números de telefone e ainda 500 euros. Tudo costurado à roupa dele.
A suspeita é de que Bin Laden estivesse preparado para uma nova fuga. Aproximadamente uma hora depois que os soldados americanos deixaram a casa - carregando o corpo de Osama bin Laden, a polícia do Paquistão chegou ao local.
Um dos oficiais tirou fotos dos corpos de três aliados de Osama, que também foram mortos, e também parte do helicóptero que caiu durante operação. As fotos foram vendidas para a agência de notícias Reuters.
Uma imagem mostra parte do helicóptero americano caído no quintal da casa. Outra foto mostra destroços do aparelho depois que os próprios integrantes da força que matou Bin Laden destruíram o que sobrou do helicóptero.
E, por fim, um dos mortos encontrados no chão da casa. Em nenhuma das imagens aparecem armas.
Além do corpo do terrorista, os soldados levaram computadores e documentos que serão amplamente investigados.
O militar que atirou no líder da Al-Qaeda será condecorado pelo presidente americano em uma solenidade secreta. Apenas os companheiros de missão estarão presentes. As Forças Armadas americanas não querem que ninguém saiba quem matou Osama Bin Laden.
Líder da Al-Qaeda foi eliminado em operação conjunta dos EUA e Paquistão.
Ele estava em um esconderijo nos arredores de Islamabad.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército americano em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada.
Neste domingo (1º), um pequeno grupo de soldados americanos conseguiu matá-lo em um esconderijo nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão.
Houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Funcionários disseram que Osama morreu com um tiro na cabeça, mas não havia informação oficial. Canais de TV do Paquistão mostraram imagens do que seria o cadáver desfigurado do terrorista.
“Foi feita justiça”, disse Obama. “Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”
Segundo o presidente, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo disseram à agência Reuters que o corpo será tratado de acordo com as tradições islâmicas.
De acordo com a Reuters e a CNN, o local do ataque foi a cidade de Abbotabad, a cerca de 50 quilômetros de Islamabad.
Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teria durado 40 minutos.
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. A mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano. Ainda não havia confirmação oficial.
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos cercavam a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
A morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também havia sido anunciada pela agência de notícias Reuters.
Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
O terrorista também é conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Veja o Pronunciamento de Barack Obama (Destaque para a gafe da produção do Globo News no Inicio do Video)
Confira foto do suposto rosto de Bin Laden morto
Dois canais paquistaneses exibiram imagens do que seria o rosto ensanguentado de Osama bin Laden. “A imagem do corpo morto de Osama bin Laden foi divulgada. Ainda não há confirmação”, afirmou o locutor da maior rede paquistanesa, a Geo.
Outros canais também mostraram a imagens de um rosto com barba sem traços de fios brancos ou grisalhos vistos na maioria dos vídeos de Bin Laden quando ele estava vivo.
O rosto possui muitas marcas de sangue na testa e na têmpora esquerda. O olho direito está fechado, e o esquerdo está entreaberto. Sua boca também está ligeiramente aberta com os dentes à mostra.
Claro que uma imagem "ridicula" dessas não passa de uma montagem e muito mal feita confira nesta outro imagem abaixo e tira suas dúvidas.
tirem suas conclusões, tenho lá minhas dúvidas.
Por volta de meia noite de sábado o cantor Sténio sofreu um grave acidente, o carro Pajero que ele conduzia capotou varias vezes depois que ele desviou de uma carroça que estava vindo na contra mão, o acidente aconteceu no perímetro urbano, em frente ao Motel Stilus, o Pajero ficou tombado no lado lado direito sentido Parque de Exposição, na BR 010.
O Pajero ficou parcialmente destruído, o corpo de Bombeiro esteve no local juntamente com PRF e Policia Militar, Stenio que teve poucas escoriações foi socorrido por uma ambulacia para o HC, ja o segurança que ficou preso nas ferragens, foi encaminhado para Socorrão Municipal, esta é a segunda vez que o cantor se envolve em acidente, a outra foi ano passado.
Mais informações nessa segunda-feira, mas quem já sabe alguma informação, deixa nos comentários.
Mais informações nessa segunda-feira, mas quem já sabe alguma informação, deixa nos comentários.
Fotos Asmoimp - jesnem
Tudo começou com uma denuncia recebida pelo blog Marrapá, e no entanto todos pensavam que era só um boato, o grilo como não é besta acredito em tudo que vem la de cima do governo de "Rosengana". veja a postagem do blog:
O blog tem recebido várias denúncias informando que um certo secretário de governo, ligado a uma juventude conhecida por fazer baderna, estaria recrutando estudantes das escolas públicas que estão sem aulas para realizarem uma passeata contra a greve dos professores. Cada aluno que participar, receberá a quantia de R$ 30,00.
Segundo as informações, o movimento pode, inclusive, invadir a sede do SINPROESSEMA.A arruaça patrocinada pelo governo está sendo organizado por uma entidade municipal de estudantes que não realiza congresso há mais de 5 anos e, portanto, não tem legitimidade alguma para representá-los.O fato é que a juventude baderneira é famosa por promover arruaça e confusões em eventos contrários aos interesses da oligarquia. Ela já vem atuando desde a campanha eleitoral de 2006, e por último, jogou ovos no escritor Palmério Dória, durante o lançamento de um livro em Imperatriz, e tentou agredir militantes opositores durante um congresso de estudantes em Timbiras.Diante da propaganda maciça promovida pelo governo, que visa desqualificar os grevistas e jogar a opinião pública contra eles, é nosso dever informar aos grevistas sobre as armações que estão sendo arquitetadas nos porões de Curupu para prejudicar o legítimo movimento que luta pela causa da educação no Maranhão.
Pois bem, se não tem ligação ou não com isso... accredito que sim, pois como disse anteriormente isso é bem cara desse governo, exemplo foi quando pagaram para alguns bandidos e marginais invadirem a UEMA de Imperatriz no lançamento do livro Honoráveis Bandidos. Mas vamos voltar a noticia titulo.
Após um mês da greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Maranhão (Sinproesemma), centenas de estudantes da rede estadual foram à sede da entidade pedir que os professores voltem para as salas de aulas. Eles caminharam do Centro de Ensino Liceu Maranhense até a sede do Sindicato e, ao chegarem ao local, foram tratados de maneira hostil pelos docentes.
O presidente do Grêmio da escola, João Ricardo, explicou aos demais estudantes toda a situação que gerou a greve inesperada do Sinproesemma. Ele afirmou que uma comissão de estudantes se reuniu na última segunda, 28, com a secretária estadual da Educação, Olga Simão, e ela entregou um documento que comprovava que o governo estava em plena negociação com o sindicato quando a greve foi deflagrada.
“Não há como dizer que esta greve foi por falta de negociação. Está provado que o governo queria entrar em acordo quando o Sindicato anunciou a paralisação”, afirmou João Ricardo. Ele disse ainda que os estudantes apoiam que os professores reivindiquem seus direitos, mas não concordam que para pedir melhorias ao governo, eles tenham que prejudicar os alunos.
A mãe de um aluno da rede estadual, Eliane Lima, ficou inconformada com a forma com que o professores trataram os alunos. “Eles estão aqui porque estão sendo prejudicados. Não é justo que os professores façam pouco caso deles. Esse foi um ato de total menosprezo”, relatou ela.
“Nos decepcionamos com as atitudes dos professores. Eles nunca foram às escolas explicar aos alunos o motivo da greve e quando viemos pedir explicações eles nos trataram dessa forma. Esse foi o maior ato de desrespeito que os professores poderiam fazer conosco”, relata a estudante do Liceu Maranhense, Ana Carolina.
Por se acharem prejudicados, os estudantes garantiram que voltarão às ruas para manifestar contra a paralisação dos professores na próxima semana.
Devido à paralisação das obras de duplicação da rodovia MA 122, que liga Imperatriz a João Lisboa, o Ministério Público do Maranhão instaurou, em 28 de março, Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades no trabalho de execução da reforma da estrada, denominada Avenida Pedro Neiva de Santana. A investigação foi instaurada pelos promotores de Justiça Sandro Pofahl Bíscaro (Promotoria Especializada na Defesa do Cidadão) e Nahyma Ribeiro Abas (Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa), da Comarca de Imperatriz.
Prevista para terminar em agosto de 2010, a duplicação da rodovia foi paralisada em outubro. O MPMA tomou conhecimento da paralisação por meio dos veículos de comunicação local que noticiaram como motivo da interrupção dos trabalhos a não liberação de recursos públicos estaduais à empresa responsável pelas obras, Engenharia Guterres.
Outro problema apontado foi a ausência de medidas administrativas de desapropriação dos imóveis compreendidos em toda extensão da rodovia. Com a permanência dos imóveis, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) está impedida de retirar os postes existentes na margem da avenida, providência imprescindível para o término da duplicação da Avenida Pedro Neiva de Santana.
“A desapropriação deveria ter sido o primeiro passo para a reforma. No entanto, o decreto estadual para a desapropriação só foi assinado em 2011, muito depois do início das obras”, ressalta a promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas.
Com a MA 122 está hoje |
Com extensão de 8.900 metros, a MA 122 é uma importante estrada, que serve de caminho diário para diversos trabalhadores de ambos municípios. Prédios de órgãos jurídicos, um centro de ensino superior e condomínios de residências de alto padrão existem ou estão sendo construídos na extensão da avenida.
“Com a ausência de parte do asfalto, falta de sinalização, entre outros problemas, a integridade física dos cidadãos que diariamente trafegam no local está em risco. Inclusive, o número de acidentes aumentou”, alertou o promotor de Justiça Sandro Pofahl Bíscaro.
DOCUMENTOS
Os promotores de Justiça também expediram ofício à Procuradoria Geral de Justiça solicitando que a mesma requisite ao secretário estadual de Infraestrutura informações sobre o andamento das obras, bem como uma cópia do processo referente à reforma de duplicação, no qual constem o processo licitatório, o contrato principal e aditivos, medições realizadas (pagas e não pagas), notas de empenho, notas fiscais, recibos, entre outros documentos.
Em dezembro de 2010, Sandro Pofahl Bíscaro e Nahyma Ribeiro Abas tinham solicitado os referidos documentos, mas não foram atendidos. De acordo com os promotores de Justiça, estes documentos são fundamentais para o conhecimentos dos motivos pelos quais a obra encontra-se inconclusa.
AUDIÊNCIA
Sandro Pofahl Bíscaro e Nahyma Ribeiro Abas reúnem-se, nesta sexta-feira, 1º de abril, às 16h, com representantes da Cemar, da Engenharia Guterres e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com o objetivo de discutir os motivos da paralisação das obras.
Fonte: Ministério Público
Redação: Eduardo Júlio (CCOM - MPMA)
São Luis - O ex-governador do Maranhão Jackson Lago, 76 anos, está internado no Hospital do Coração, em São Paulo (SP), desde a última quarta-feira (30), para tratar uma pneumonia. De acordo com médicos, ele está respondendo positivamente ao tratamento com antibióticos.
O Imirante.com conseguiu falar com a família do ex-governador, que negou um quadro de coma. Segundo um dos filhos de Jackson Lago, Igor, ele está sendo tratado na unidade coronariana do Hospital do Coração, que é uma espécie de UTI. Ainda não há previsão de alta.
O ex-governador Jackson Lago foi internado na tarde da última quarta-feira, quando estava em estado febril, com falta de ar e cansaço. De acordo com Igor Lago, que é médico, esse quadro acaba se apresentando dado ao tratamento quimioterápico enfrentado por Jackson, devido ao câncer de próstata, que está em estágio avançado.
“A quimioterapia deixa, realmente, o paciente mais debilitado, com a imunidade mais baixa e suscetível a infecções, como a pneumonia. [...] É um quadro delicado, mais pelo tratamento quimioterápico”, disse ele, ao telefone.
Sobre a continuidade do tratamento do câncer, o filho informou que há um mês e meio as sessões de quimioterapia acabaram e que espera-se que ele não precise passar por novas sessões novamente. Com uma evolução positiva do estado de saúde, Jackson Lago pensa em voltar para continuar o acompanhamento de saúde em São Luís.
Há algum tempo essa nóticia é esperanda, e segundo o jornal correio popular, direto de Brasília, dá furo de notícia. Em uma das cinco audiências que Roseana teve ontem em Brasília, uma foi com o Ministro Fernando Haddad. Ela mostrou Imperatriz como uma cidade de duzentos e cinquenta mil habitantes, porém utilizadas por mais cem mil que vem de todas as cidades vizinhas, inclusive de outros Estados. Todas essas pessoas se utilizam de Imperatriz, principalmente no que tange à saúde. A Governadora falou a respeito da ansiedade de todo o povo imperatrizense por uma faculdade de medicina, reivindicando-a para o campus da UFMA.
Disse mais, alertou que em Imperatriz começará a ser construído um grande hospital de alta complexidade e ao seus redores serão entregues várias unidades de saúde de 20 leitos, portanto, a demanda de profissionais dessa área será enorme. O ministro garantiu que até o mês de Junho desse ano anunciará a data para a abertura do curso em Imperatriz, acrescentou mais, que ainda atendendo pedido da Governadora Roseana, entregará para o Maranhão mais seis unidades do IFMA. Essa foi uma grande vitória desse governo.
A noticia é boa e animadora, pois, agora teremos realmente uma faculdade de Medicina em nossa cidade. a pergunta que logo me vem a cabeça é se realmente esse curso vai ser bem estruturado, ou chegando aqui os equipamentos serão novos, ou os novos irão para São Luis e o Velhos virão pra cá. De exemplo temos o curso de Medicina Veterinaria aqui na UEMA de Imperatriz, que está com sua última turma por falta de estrutura para a mesma. Bem é uma comparação, porque o curso é custeado pelo ditadura governo Sarney. Levando ao ponto que a Universidade questão seja a UFMA e obviamente é Federal, não tira o fato dos recursos federais passarem nas mão dos governantes estaduais. mas fica sempre o receio por conhecer muito bem o ditadura governo Sarney e se acadêmico do curso de Historia na UEMA.
Uma rodovia destruída pelo terremoto do dia 11 de março em Naka, na província de Ibaraki, no norte do Japão, foi reconstruída em apenas seis dias pela empresa responsável. Foi recuperado um trecho de 150 metros que faz ligação com a capital Tóquio.
Imagem tirada no dia 11 de março mostra rodovia destruída por terremoto em Naka. |
Imagem tirada no dia 17 de março mostra a rodovia já restaurada |
E mesmo com todos os estragos que o Japão sofreu, informações (cornetiações) dão conta que o Japão irá conseguir reconstruir tudo que foi destruído pelo Terremoto muito antes do Brasil conseguir construir um estádio para a copa de 2014..... #fato
Isso é otimismo Japonês, ou será pessimismo Brasileiro?
Isso é otimismo Japonês, ou será pessimismo Brasileiro?
O Deputado Domingos Dutra (PT/MA) foi ao plenário da Câmara para falar sobre o as denúncias de fraudes na eleição para a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). De acordo com o parlamentar, a UEMA é a única no seguimento de natureza pública do Maranhão – Estado com cerca de 6 milhões de habitantes e 217 Municípios. “A Universidade tem mais de 30 mil estudantes estão espalhados em 31 campi que, infelizmente, sempre foi utilizada para fins meramente políticos”, destacou o Parlamentar.
Segundo o Deputado, a Universidade estendeu seus cursos a outros campi, mas não criou estruturas necessárias para prestar um bom ensino aos estudantes. “Hoje os núcleos de extensão da UEMA estão falidos e sem biblioteca. A maioria dos professores é por contratados temporários – não têm estabilidade, segurança jurídica e autonomia para desenvolver uma política educacional eficiente e independente”, denunciou o Parlamentar.
De acordo com informações, cerca de 400 professores contratados (que não têm direito ao voto) participaram das eleições para reeleger o reitor José Augusto. Várias denúncias foram registradas em atas de urnas durante o pleito, no entanto, a Comissão Eleitoral se negou em divulgar a listagem com o número e nome dos votantes. Após o caso ser comunicado à Justiça, a listagem foi depositada em juízo, porém, ao confrontar a listas de votação com a lista depositada os dados não bateram.
“Ainda hoje a eleição da UEMA está sub judice. O atual Reitor foi reeleito ou ‘trieleito’ sob contestação, pois, de acordo com o estatuto da Universidade, é permitida apenas uma reeleição. Resultado: liminares para lá, liminares para cá; liminares pela manhã; liminar que derruba liminar durante a noite”, explicou o Deputado Domingos Dutra ao lamentar que esse fato viola a democracia e impede investimentos.
Para sanar o problema, Domingos Dutra solicitou que o Poder Judiciário decida de forma célere quem deve continuar na direção da UEMA para que não haja problemas durante o ano letivo ao acadêmico. “É preciso que o Governo do Estado faça investimento maciço, que cumpra a Constituição Estadual, no sentido de garantir autonomia financeira, funcional e administrativa à UEMA para estender seus campi”, destacou o Deputado.
“É impossível que um Estado se desenvolva com o nível da educação básica e superior que temos”, concluiu o Deputado Domingos Dutra do alto da tribuna.
Na tentativa de reduzir o desperdício de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA adquiriu oito geofones, equipamentos usados para detecção de tubulações e localização de vazamentos de água, destinados às Gerências de Negócios da capital e interior.
Os equipamentos irão contribuir para melhorar os serviços prestados pela empresa, com relação ao abastecimento de água, uma vez que eles são capazes de localizar vazamentos em tubulações subterrâneas através de escuta no solo. Com a utilização desses aparelhos será possível reduzir tanto o desperdício de água potável causado por vazamentos invisíveis (que ocorrem no subsolo), como também os prejuízos ocasionados por ligações clandestinas não faturadas pela empresa.
De acordo com o superintendente Metropolitano, engenheiro Raimundo Pinheiro, o geofone é utilizado geralmente na madrugada, quando a pressão da água se torna maior em razão da redução do consumo. “Ao detectar que o líquido está escapando, o geofone transmite ao fone de ouvido do operador um som característico, tornando possível a identificação e localização do vazamento” disse.
Outra situação onde esse aparelho pode ser utilizado é quando, supostamente, o hidrômetro registra mais do que o consumidor gasta. Nesse caso, basta o consumidor solicitar uma visita pelo telefone 0800 7010 195 e uma equipe da Companhia será enviada para verificar e certificar o consumidor de estar recebendo uma cobrança justa, ou identificar se há algum vazamento que justifique a incompatibilidade.
As Gerências de Negócios da CAEMA em Chapadinha, Pinheiro, Pedreiras, São João dos Patos, Santa Inês, Itapecuru, Presidente Dutra e Imperatriz irão receber o equipamento.
Outros investimentos
Além dos geofones, a CAEMA adquiriu detectores de metais para o setor de Pitometria da empresa e para as gerências da capital. Esses aparelhos são capazes de detectar estruturas metálicas encobertas, como por exemplo, um tampão do poço de visita coberto por asfalto ou ainda, registros e tubulações enterrados, contribuindo para agilizar os serviços operacionais como manutenções nas redes de água e esgoto.
Outros investimentos estão previstos ainda para o primeiro semestre do ano, dentre os quais, a chegada de implementos elétricos para o Sistema Italuís e novo conjunto motor bomba para a estação elevatória de esgotos Pimenta I.
Os implementos elétricos irão reduzir o tempo de conserto do quadro de comando das bombas da estação elevatória de água bruta do Italuís, enquanto o conjunto motor- bomba irá substituir a máquina antiga, utilizada na retirada de esgotos da elevatória para uma tubulação chamada emissário de gravidade.
Vídeo mostra PM’s humilhando, agredindo e atirando em jovem acuado contra um muro, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus. As imagens obtidas com exclusividade pela Rede Calderaro de Comunicação mostram policiais militares da Força Tática, humilhando, agredindo e atirando contra um adolescente de 14 anos. O crime foi na madrugada do dia 17 de agosto de 2010, no final da Rua 50, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte.
O vídeo foi feito por uma câmera de segurança particular e, há pouco mais de um mês, foi entregue à reportagem do acritica.com, que iniciou uma investigação compartilhada com a TV A Crítica. A investigação chegou ao adolescente de 14 anos, que aparece no vídeo sendo acuado e baleado. Apesar de ter levado três tiros de pistola PT.40, ele sobreviveu, mas fugiu do bairro com a família por medo dos policiais.
As imagens e os dados obtidos na apuração foram entregues ao Ministério Público Estadual (MPE) e virou uma investigação coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Cao-Crimo). A família do adolescente ingressou no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita) e deixaram o Amazonas.
COMO ACONTECEU
Na madrugada de 17 de agosto de 2010, policiais militares da Força Tática (FT) se dirigem ao final da rua 50, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus. Eles param as pessoas que passam pelo local, vasculham bueiros, invadem quintais, procuram algo. Toda a ação é filmada por uma câmera de vigilância. De repente, um dos cinco PM’s analisa minuciosamente uma arma, que é passada a outro policial. Surge um garoto de camisa vermelha e bermuda clara. Começa a sessão de violência e tortura psicológica.
O garoto tem um cordão e uma pulseira arrancada na marra, leva um soco, é cercado pelos policiais que sacam suas pistolas. Ele fica acuado entre o muro e os PMs. Uma arma é apontada para seu rosto. O menino empurra o cano do revólver e se encolhe com medo. Ele chora muito enquanto um dos soldados volta a mantê-lo na mira. O PM se aproxima, olha para os lados, aponta e atira. O tiro de pistola PT.40 é à queima-roupa e atinge o menino na barriga. Ele tenta fugir da mira do PM, que o segue e atira novamente.
Mesmo baleado duas vezes o adolescente ainda se mantém de pé, atordoado. Quando o policial se preparava para dar um tiro de misericórdia, surge um outro PM que atira entre o soldado e o garoto ferido. Os dois policiais discutem, os cachorros da vizinhança latem, os moradores escondidos se esgueiram para assistir a cena.
Um terceiro tiro é dado e o adolescente é empurrado mais de cem metros até as viaturas 1667 e 1668 da FT estacionadas na rua 1. No caminho o garoto perde as forças e senta no meio da rua 50. Ele é encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, a poucos metros dali, onde é internado. No dia seguinte, A CRÍTICA vai ao local e apura a versão dos policiais. O sargento Hércules Duarte, subcomandante da Força Tática do CPA Norte, alega que o garoto era “soldado do tráfico” e que seus subordinados atiraram para se defender, pois haviam sido recebidos a tiros.
‘Milagre’
O adolescente de 14 anos sobreviveu aos três tiros e voltou para casa após dez dias de internação. “Meu filho teve parte do pulmão perfurado e passou por cirurgia. Foi um milagre não ter morrido”, lembrou a mãe dele. Com medo da polícia, a família se mudou.
“Possivelmente esse jovem deu muita sorte. Os tiros pareceram ter entrado na base do tórax em direção ao abdômen e devem ter lesionado estrutura de pouca importância, porque se pegam a veia cava ou aorta abdominal, possivelmente ele teria uma brutal hemorragia no mesmo instante e não chegaria a ser transportado vivo”, explicou o cirurgião e médico legista Mario Vianna.
O registro do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Polícia Militar identifica quatro policias que estavam de serviço na madrugada do dia 17 de agosto nas viaturas 1767 e 1768, envolvidas no crime.
Ainda no registro do Ciops é descrita a versão dos policiais, de que foram recebidos por tiros na Zona Norte de Manaus, no relatório são especificados também número de tiros deflagrados pelos policiais durante a ação.
Segundo o registro os nomes e a quantidade de tiros estão identificados da seguinte forma.
Soldado Rozivaldo de Souza Ferreira, armado com uma pistola PT-24-7 disparou apenas um tiro.
Soldado M. Teixeira, com uma pistola PT-24-7 disparou dois tiros
Soldado Castilho com uma pistola PT-24-7 disparou três tiros e com uma Metralhadora Portátil 1425 disparou um tiro.
Soldado Wesley, armado com uma metralhadora Portátil 1508 disparou apenas um tiro
Ainda faltam ser identificados os outros quatro acusados, totalizando oito policiais envolvidos. A coletiva organizada pela Secretaria de Segurança, deve anunciar o nome de todos e a punição que será aplicada.
Assistam as cenas forte no vídeo abaixo: