Não há mais necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Imperatriz, carimbar requisição de exame para ir aos laboratórios credenciados para realizá-lo. Com a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg), on line, o usuário já sai do posto de saúde com o dia, a hora, e sabendo o nome do laboratório onde fará o procedimento.
No mês que vem o sistema também abrigará o agendamento de consultas. Posteriormente, segundo o superintende municipal de regulação o médico Irisnaldo Félix , até as internações passarão a ser controlados por esse sistema. Conforme Irisnaldo , quando em pleno funcionamento, esse modelo possibilitará à Prefeitura economizar até 60% dos recursos, até então, gastos com consultas, exames e internações.
O Sisreg é um sistema disponibilizado pelo Governo Federal para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. No Maranhão, só Imperatriz e Caxias implantaram, até agora esse serviço.
Ontem, pela manhã, a secretaria de saúde Conceição Madeira, acompanhada do superintendente de regulação Irisnaldo Felix, do assessor Esmeradson Dipinho e do assessor chefe de comunicação do município Elson Araújo, foi verificar de perto a aplicação desse novo modelo de marcação de procedimento médico ambulatorial e pode constatar sua eficácia.
Conceição Madeira esteve na Unidade Mista da Vila Nova e no Posto de Saúde do bairro Santa Rita, dois, dos seis centros de saúde, onde o serviço já foi implantado. Cafeteira, Vila Lobão, Miton Lopes e Nova Imperatriz.
Nesses postos os usuários poderão marcar exames de rotina como sangue, urina, fezes, Raio X e futuramente, até ultrason. Os exames considerados de alta complexidade, também gerenciados pelo Sisreg, vão continuar a ser emitidos no Posto de Saúde Três Poderes.
“Além do fim das longas filas um beneficio imediato que constatamos é a economia de tempo. Nossos usuários não precisam mais ir, a dois ou três lugares, para garantir a realização do procedimento. Com dia e hora marcados acaba o tempo de ser ter de dormir em fila para ter acesso a esse serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Município ” disse ontem a secretária.
Conceição Madeira ressaltou que esse tem sido desde o início, o esforço da gestão Madeira, para a cada dia oferecer um serviço que garanta agilidade, humanização e presteza na realização dos procedimentos, na área da saúde. “ Ainda temos problemas, mas já avançamos muito e vamos avançar muito mais’ disse a secretária.
Fonte: Elson Araújo
0 comentários