“O que surpreende desta vez é a rapidez com que eles pegaram carona nas notícias”, disse Chet Wisniewski, pesquisador de segurança da empresa britânica Sophos. “Nós sabíamos que os golpes viriam, mas eles começaram a aparecer em tempo recorde, menos de três horas após o terremoto.”
O Facebok tem sido usado por golpistas para coletar informação sempre que um usuário clica em um link que promete exibir vídeo da tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira (11/3), alertou a Sophos no domingo (13/3).
Doações
Scammers também estão inundando caixas postais de e-mail com mensagens que pedem doação de dinheiro para os esforços de ajuda, disse Eric Park, pesquisador da equipe antispam da Symantec.
“Isso é muito típico, especialmente com desastres, porque eles podem pedir doações ou se mostrar como uma organização de caridade legítima”, disse Park.
Alerta federal
O Internet Crime Complaint Center (IC3) – um esforço conjunto do FBI e do National White Collar Crime Center dos EUA – emitiu um alerta na sexta-feira que advertiam os consumidores sobre pedidos de doação relacionados ao desastre japonês. Fornecedores de antivírus falsos também entraram no jogo, de acordo com o Internet Storm Center (ISC) do SAN Institute. Produtores de programas de segurança inócuos – frequentemente chamados de “rogueware” – utilizam-se de notícias de última hora para envenenar as ferramentas de busca na web e manter-se no topo de seus resultados de busca.
Os usuários devem doar apenas para organizações legítimas, e somente por meio dos sites desses grupos, alertam os especialistas.
Sites Oficias :
Algumas opções para quem quer doar são :
Para fazer doações para os japoneses via Facebook : http://www.causes.com/campaigns/154523
Pode fazer doações para vítimas no Japão podem ser feitas via iTunes para Cruz Vermelha a partir de uma página da iTunes Store:
0 comentários